Contato

VAMOS CONVERSAR?

Nossa equipe de atendimento está pronta para tirar todas as suas dúvidas.

 

Onde Estamos

Rua Novik, 221
Distrito Industrial, Salto/SP – CEP: 13329-620

 

Atendimento

Telefones: (19) 3825-8844 / (19) 3834-5602

DÚVIDAS FREQUENTES

O que é comissão de vendas ou corretagem imobiliária?

É o valor direcionado ao corretor que lhe atendeu e ajudou no processo de compra e/ou venda do seu imóvel. O corretor de vendas deve obrigatoriamente ser inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Posso comprar um imóvel com recursos do FGTS?

Atualmente ainda não é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de terrenos ou lotes. Isso porque o saque do benefício tem como objetivo suprir a necessidade de moradia do trabalhador.  Porém, o FGTS pode ser utilizado para a construção ou compra de um imóvel que esteja em construção.

Quais são as taxas e impostos que incidem sobre a compra de um imóvel? O que é ITBI?

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é cobrado pela prefeitura local. É um imposto de competência do município, por isto o valor cobrado pode variar de um local para outro. Em relação às taxas, temos as cartoriais que são pagas quando é feita a escritura e o registro da escritura do seu lote.

Por que eu preciso fazer a escritura e registrar o imóvel?

A propriedade efetiva de um imóvel, seja ele qual for, só é válida quando for declarada pelo Cartório de Registro de Imóveis, que detém a matrícula do seu imóvel, sendo assim após efetuar a compra e, após a quitação você deve providenciar a escritura definitiva e o registro da mesma junto ao Cartório de Registro.

Quem deve pagar pelo ITBI?

Nos contratos de venda e compra o ITBI é pago pelo comprador. Contudo, as duas partes podem negociar um acordo no qual o vendedor fique responsável pelo pagamento do imposto. Para evitar problemas o ideal é consultar a loteadora e legislação da sua cidade.

Qual o valor do ITBI?

O ITBI é calculado sobre o valor da negociação – levando-se em consideração o valor de mercado do imóvel, ou sobre o valor venal do imóvel em alguns casos, e o percentual pode variar em cada município, de 2% a 4% conforme a cidade.